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w Notícia - Quanto comer de cada alimento Quanto comer de cada alimento

Proteínas, carboidratos e gorduras: todos os grupos alimentares devem estar presentes no nosso cardápio diário para manutenção da saúde.

As quantidades consideradas ideais de cada nutriente variam de pessoa para pessoa, mas é possível conhecer uma média que ajuda a seguir uma dieta equilibrada. Conheça as a dicas da nutricionista Junia Bolognesi, da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês.

Quanto comer de carboidrato por dia

Durante as principais refeições, a quantidade de carboidratos deve ser de aproximadamente 50 gramas, o que equivale mais ou menos ao tamanho da palma da mão rasa (veja a ilustração abaixo).

Segundo a nutricionista, é importante dar preferência a arroz e massas integrais ou tubérculos como batata-doce cozida ou assada, mandioca, inhame ou cará.

Quanto comer de proteína por dia

As fontes de origem animal (peixes, carnes, frango e ovo), no almoço e no jantar, também devem ser do tamanho da palma da mão rasa. Já as fontes proteicas de origem vegetal, como feijão, lentilha e demais leguminosas, devem ser limitadas a uma porção ao dia, também equivalente a uma palma da mão rasa.

Os outros alimentos, como leite, queijos magros e iogurte natural, podem variar de uma a duas porções por dia, de duas palmas das mãos rasas.

Quanto comer de gordura por dia

A nutricionista explica que nem toda gordura é vilã e o importante é dar preferência a boas fontes, em quantidades moderadas.

Exemplos de porções de gorduras benéficas diárias: 2 castanhas-do-Pará, 2 colheres (sopa) de abacate, 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem.

Quanto comer de frutas, verduras e legumes por dia

Consuma quatro porções de frutas variadas e fracionadas ao longo do dia, altura de um punho fechado.

As verduras e os legumes devem ser variados diariamente na proporção mínima de 55% do prato de refeição. Vegetais frescos contêm maior teor de fibras de forma natural.

A nutricionista do hospital ressalta ainda que o consumo de qualquer nutriente (proteína, gordura ou carboidrato) em excesso pode levar à obesidade e causar doenças como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer, aumentando assim o risco de morte.

Fonte: VIX

 
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