Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
w Notícia - A saciedade como uma resposta para os desafios atuais A saciedade como uma resposta para os desafios atuais

Todos estamos vivendo tempos de mudanças e desafios. Estamos mais em casa, com mais preocupações e diante de mais estresse. O resultado é que isso geralmente nos deixa com mais fome. Ora, a fome é uma resposta fisiológica às situações de estresse.

O apetite que sentimos nessas circunstâncias nos leva a procurar alimentos que, além de saborosos, nos despertam sensações de aconchego e alegria. São itens e refeições que trazem aquela sensação de recompensa e conforto. Infelizmente, na maioria das vezes, são ricos em calorias, açúcar, gordura e sal.

O resultado da combinação de estresse, incerteza, sedentarismo e aumento da fome e da ingestão calórica — tudo isso associado ao maior confinamento pela pandemia — já vem sendo notado em diversos grupos, faixas etárias e regiões. Ele se traduz no ganho de peso corporal e no acúmulo de gordura na região da cintura, bem onde ela é mais perigosa para a saúde.

O que podemos fazer?

Como sempre, diante de grandes desafios, precisamos buscar soluções eficazes e sustentáveis. Segundo as evidências científicas, a saída para a fome e o consumo exagerado está na busca por aquilo que amplia nossa saciedade. A sensação de saciedade ou plenitude gástrica nos resguarda contra a compulsão alimentar, a situação que nos leva a ingerir elevadas quantidades de calorias e traz aquelas consequências desastrosas.

Em cima dos estudos a respeito, vou descrever aqui seis sugestões práticas de como podemos promover a saciedade na rotina:

1) Procure fazer cerca de seis refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários. Isso não é uma regra absoluta, mas ajuda a balizar um consumo equilibrado.

2) Coma uma fonte de proteína em todas as refeições. As proteínas promovem saciedade e são matéria-prima para uma série de neurotransmissores importantes, inclusive aqueles que regem nossa satisfação. O nutriente está em ovos, leite e derivados, carnes magras, leguminosas e produtos proteicos.

3) Aposte em alimentos ricos em fibras. Devemos ingerir pelo menos 25 gramas diariamente. As fibras estão em frutas, verduras, sementes e cereais integrais e hoje são encontradas também em suplementos e bebidas enriquecidas com essas substâncias.

4) Beba bastante água. Às vezes nosso cérebro confunde as sensações de fome e sede. Ter uma garrafinha por perto garante hidratação e saciedade. Chás sem açúcar são uma ótima alternativa também.

5) Faça exercícios diariamente. A atividade física não só auxilia no controle do peso e na redução da gordura corporal, como ajuda a equilibrar o apetite. Depois de um bom treino, é mais improvável que alguém assalte a geladeira.

6) Busque controlar o estresse e melhorar a qualidade do seu sono. Está documentado que tensão em excesso e noites mal dormidas propiciam mais fome no dia a dia. Meditação, ioga, técnicas de relaxamento e orações promovem a saúde mental e diminuem a ocorrência do comer compulsivo.

Fonte: Veja

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet