Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
w Notícia - Chá-mate: propriedades e benefícios Chá-mate: propriedades e benefícios

O chá-mate é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Seus benefícios, que incluem redução de colesterol ruim e auxílio na perda de peso, devem-se à presença de componentes como minerais, vitaminas e cafeína. As folhas e os galhos da árvore Ilex paraguariensis constituem a erva-mate, que, ao ser tostada, torna-se o popular chá-mate.

O chá-mate é uma bebida tradicional da América do Sul que reúne o sabor do chá, o efeito energizante do café e os benefícios para o humor proporcionados pelo chocolate. Seu consumo é mais frequente no sudeste do país, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em outras regiões, principalmente no sul, a erva-mate costuma ser mais consumida na forma de chimarrão, bebida preparada a partir da erva-mate que não passou pelo processo de tostagem.

Chá-mate: composição e propriedades

A erva-mate é utilizada na preparação de diversas outras bebidas além do chá-mate e do chimarrão, como o tereré e o chá-mate preto. As diferenças estão basicamente no processo de produção, local de cultivo e nas diferentes maneiras de se preparar a bebida a partir da erva-mate. Além de cafeína, que possui efeito antioxidante, o chá-mate contém alcaloides, proteínas, glicídios e lipídios.

O consumo do chá auxilia no combate da fadiga, é estimulante cerebral e dá energia para realizar as tarefas do dia a dia. Por isso mesmo, é importante prestar atenção na quantidade de chá-mate consumida, pois em excesso a bebida pode causar nervosismo, palpitações, ansiedade e desconforto estomacal.

O chá-mate contém ainda flavonoides – que têm ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antienvelhecimento precoce, antimicrobiana, antiviral e até anticancerígena –, taninos, xantinas, saponinas, aminoácidos e vitaminas A, B1, B2 e C.

6 benefícios do chá-mate

1. Aumenta a energia e a concentração

Graças à cafeína, o chá-mate fornece energia e ajuda na concentração para realizar atividades diárias. A bebida contém menos cafeína do que o café, mas mais do que outros tipos de chá, como o chá preto, por exemplo.

2. Reduz o colesterol ruim

Um estudo descobriu que o consumo de quatro xícaras da bebida diariamente durante 40 dias ajudou as pessoas a reduzirem significativamente seus níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim). Os pesquisadores também concluíram que o chá-mate minimiza o risco de doenças cardiovasculares.

3. Protege dos radicais livres

O chá-mate é rico em antioxidantes, que ajudam o organismo a se proteger dos danos causados pelos radicais livres. Além do envelhecimento precoce, os radicais livres contribuem para o surgimento de câncer, doenças cardíacas e outros problemas.

4. Auxilia na perda de peso saudável

Embora a perda de peso não seja e não deva ser um objetivo geral, alguns estudos sugerem que o chá-mate pode ajudar a emagrecer com saúde. Um estudo mostrou que pessoas com sobrepeso que consumiram uma quantidade diária de erva-mate reduziram seu peso corporal em cerca de meio quilo durante 12 semanas, sem nenhuma outra mudança no estilo de vida.

5. Reduz o açúcar no sangue

Pesquisas revelam que o chá-mate pode ser capaz de reduzir o açúcar no sangue em indivíduos com diabetes. Um estudo comprovou a redução de açúcar no sangue de diabéticos que consumiram chá-mate três vezes por dia ao longo de dois meses.

6. Fortalece o sistema imunológico

O chá-mate é rico em antioxidantes, que ajudam a fortalecer a imunidade. Além disso, uma pesquisa revelou que as saponinas presentes no chá-mate têm efeito comprovado na estimulação do sistema imunológico.

Cuidados e consumo

O consumo excessivo de chá-mate pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, insônia, taquicardia e ansiedade. Alguns estudos sugerem que o chá possa estar associado a aumento de câncer de boca, esôfago e pulmão, sobretudo em fumantes. Mais estudos são necessários para confirmar essa relação, mas é importante ficar atento às quantidades.

Como é uma bebida popular, o chá-mate é comercializado por diversas marcas, de diferentes formas e em uma grande variedade de lugares. Recomenda-se o consumo de versões orgânicas do chá-mate ou do chá preparado a partir da erva-mate tostada, que é vendida a granel em lojas de produtos naturais no Brasil todo.

Fonte: eCycle

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet