Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
w Notícia - Como controlar a diabetes com hábitos saudáveis Como controlar a diabetes com hábitos saudáveis

O diabetes é uma doença metabólica crônica que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atinge 16 milhões de brasileiros e cuja taxa de incidência cresceu 61,8% mundialmente, nos últimos dez anos. Mas ainda assim, muitas pessoas não sabem como controlar a diabetes!

Quais são os tipos de diabetes?

“O diabetes do tipo 1 geralmente é diagnosticado na infância ou adolescência. Neste caso, está relacionado a uma incapacidade do pâncreas em produzir a insulina, hormônio que regula o aproveitamento do açúcar no organismo e o nível de glicose no sangue”, conta Roberto Abrão Raduan, endocrinologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Já o tipo 2 ocorre quando o organismo não consegue usar de forma adequada a insulina que produz. Assim, o nível de glicose no sangue se mantém elevado. Esse tipo de diabetes é desenvolvido geralmente na vida adulta. Mas com o crescimento da obesidade infantil existe um número cada vez maior da doença nessa população, causada pela má alimentação e pelo sedentarismo”, afirma o médico.

Tem alguma diferença entre a alimentação de pacientes diagnosticados com diabetes dos tipos 1 e 2?

De acordo com Cristiane Hanashiro, nutricionista da BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, não há uma alteração específica na dieta de diabéticos dos tipos 1 e 2. Entretanto, ela ressalta que, cuidar da alimentação com a ajuda de um profissional é importante para ambos. Portanto, é fundamental que os diabéticos busquem ajuda especializada e tenham um cardápio personalizado para as necessidades nutricionais, explica a profissional.

Como controlar a diabetes: alimentação como aliada

Embora os medicamentos sejam necessários para o tratamento uma boa educação alimentar e a prática de atividades físicas são cruciais para a prevenção do diabetes. “A exposição a fatores de riscos como o consumo excessivo de doces e carboidratos aumentam a probabilidade do aparecimento da doença”, diz a nutricionista.

Segundo a especialista, Fastfood, refrigerantes e alimentos industrializados, são exemplos de alimentos que têm aumentado a incidência do diabetes, assim como o sobrepeso e a obesidade, que também são fatores de risco.

Dicas de planejamento de alimentação para controlar a diabetes

De acordo com a nutricionista recomenda-se que pessoas portadoras de diabetes dos tipos 1 e 2 sigam uma dieta saudável, cuidando tanto da qualidade quanto da quantidade de alimentos consumidos. Ela dá algumas dicas de alimentação para controlar a diabetes:

- Distribua os alimentos entre cinco e seis refeições por dia. Além disso, não pule o café da manhã, pois o período de jejum durante o sono pode causar hipoglicemia.

- Frutas podem ser consumidas com casca ou bagaço e associadas com fibras como lichia, aveia e linhaça, que contribuem para reduzir o nível glicêmico.

- Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais como carnes gordas, queijos, leites, manteigas e derivados.

- Beba bastante água ao longo do dia.

- É importante sempre seguir as orientações médicas e de nutricionistas ao longo da vida.

A nutricionista também dá dicas de alimentos ricos em fibras e proteínas que podem ser utilizados para melhorar o quadro de diabetes. “Em geral, inhame, aipim, leguminosas, verduras, frutas com casca, ovos e iogurtes naturais ajudam a impedir a oscilação de taxas de glicose no sangue, algo que faz muito mal ao paciente diabético”, completa.

Mas é sempre bom lembrar: nada substitui os medicamentos receitados pelo seu médico!

Fonte: Go Outside

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet