Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Queimaduras de sol: dá para se bronzear sem descascar? Queimaduras de sol: dá para se bronzear sem descascar?

Ao receber uma grande radiação solar, a pele fica avermelhada e dolorida. Por que isso acontece?

O avermelhamento é chamado de eritema e, assim como a dor, é causado por um processo inflamatório da pele induzido pela queimadura solar. Nesse caso temos uma queimadura grau 1.

Por que após esse estágio a pele fica bronzeada?

A pele fica bronzeada porque os melanócitos, células que produzem melanina, são estimulados, dando a coloração bronzeada na pele. Se a exposição for exagerada, esse bronzeado dá lugar a uma cor mais clara após a descamação da pele promovida pela queimadura.

A pele se recupera dos danos sofridos pelo sol?

Sim, parcialmente, pois esses danos são cumulativos ao longo da vida e com o tempo levam ao fotoenvelhecimento, gerando ritidectomias (rugas), ceratoses actínicas (lesões pré-neoplásicas) e induzindo à neoplasia de pele (câncer).

Usar hidratante depois de se queimar ajuda a pele a se recuperar?

Sim. Essa atitude é fundamental para minimizar os danos da queimadura e ajudar a pele a se recuperar. Existem hidratantes que simulam os ácidos graxos produzidos pela pele, ajudando assim a sua recomposição.

O que fazer para não descascar? É verdade que soro fisiológico ajuda?

A hidratação pode ajudar a prevenir que a pele descasque, porém, se a queimadura for mais intensa, isso certamente ocorrerá. Esse fato é, sim, fisiológico, diferente das bolhas que se formam na queimadura de segundo grau. Esse destacamento da pele é mais superficial, por isso ela apenas descasca.

O que fazer caso haja queimaduras solares intensas? Há algum meio de aliviar a dor?

Procurar um socorro médico imediato. As queimaduras podem estar associadas com desidratação e em muitos casos se faz necessária a internação do paciente para reabilitação.

Sim. O uso de analgésicos e de corticosteroides venosos ou orais pode minimizar a dor, assim como compressas geladas, sulfadiazina de prata e corticosteroides tópicos.

A pele recém-descascada pode receber outra dose de raios solares?

Lembrar que essa pele é uma nova pele, exposta ao meio exterior antes do tempo determinado, assim ela não está preparada para novas agressões imediatas.

Faz mal ficar tirando a pele morta que descascou?

Essa pele que ainda não se destacou serve como um curativo fisiológico, protegendo a nova pele, então não se deve retirar a pele que está descascando.

Filtros solares protegem completamente a pele do sol?

Eles protegem de uma boa parte dos raios ultravioleta, porém isso não é 100%, assim a pele exposta ao sol em longos períodos está sujeita a queimaduras mesmo com o uso adequado de foto-protetores. Lembrar que o uso do filtro solar não é passaporte para o sol.

Por que algumas pessoas se queimam mais rapidamente que as outras?

Isso depende do fototipo (cor da pele) de cada um. Quando falamos de queimar, "ficar bronzeado", quanto mais escura a pele, mais atividade de melanócitos se tem e assim mais bronzeada ela fica – lembrando que o número dos melanócitos de todas as peles é igual, o que muda é sua atividade. Quando falamos de "queimadura", as peles mais claras estão mais suscetíveis, pois o processo inflamatório nestas é mais precoce, induzindo ao eritema mais precoce e às queimaduras.

Fonte: Idmed

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet