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Notícia - Trocas alimentares para ter mais saúde e perder peso Trocas alimentares para ter mais saúde e perder peso

Nossa rotina quase sempre traz os mesmos alimentos à mesa. E algumas pequenas trocas saudáveis podem fazer toda a diferença na balança e, principalmente, na saúde. Não se preocupe em adicionar itens mirabolantes à lista do supermercado. Muitos desses alimentos você provavelmente já tem em sua geladeira.

Edvânia Soares, nutricionista da Estima Nutrição, dá algumas dicas de trocas saudáveis simples e muito práticas para ter mais qualidade nutritiva no cardápio.

Confira trocas saudáveis para perder peso

Óleo de soja X Azeite: preferir o azeite é uma boa opção entre as trocas alimentares, pois ele conta gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que previnem a formação de placas de gordura no tecido arterial, além de ser um poderoso antioxidante.

Já o óleo de soja passa por diversos processos até ser industrializado, o que faz ele ser mais pobre em nutrientes e rico em gordura saturada (que é um perigo para o coração).

Arroz branco X Integral: no refinamento do arroz é eliminado grande parte das fibras além do magnésio, mineral que combate ao stress e melhora a absorção de cálcio. Além do fato do arroz branco ter alto índice glicêmico comparado ao arroz integral, prejudicando as dietas de emagrecimento e diabetes.

Temperos industrializados X Naturais: os temperos industrializados contêm excesso de sódio em sua composição, sem falar nos conservantes e realçadores de sabor. Juntos, esses ingredientes provocam retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e problemas na digestão.

Todavia, os temperos naturais, como por exemplo, alho, cebola, salsa e orégano, possuem função fitoterápica com ação anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante.

Sucos de caixinha ou em pó X Naturais: os sucos industrializados possuem conservantes, corantes e alta concentração de açúcares e baixa concentração de fibras e vitaminas.

Os naturais, por sua vez, são ricos em fibras, e melhoram a saciedade e o trânsito intestinal, além de vitaminas que são essenciais para cuidados da saúde.

Leite de vaca X Vegetal: o leite de vaca possui proteínas alergênicas (lactose, por exemplo) e gorduras que podem desequilibrar os níveis do colesterol, quando consumido em excesso. Como dito, a lactose é um açúcar presente no leite e de difícil digestão podendo ocasionar uma intolerância alimentar a longo prazo.

Já os leites vegetais são ricos em fibras, minerais e contam com baixo teor de açúcar, facilitando a digestão. Além do cálcio, a bebida vegetal possui proteínas, porém em menor quantidade se comparada ao leite da vaca. Mas essa pequena desvantagem compensa, pois o leite vegetal é isento do risco de aumentar os níveis de colesterol.

Fonte: Sport Life

 
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