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Notícia - Refrigerantes provocam celulite? Refrigerantes provocam celulite?

Embora o refrigerante sempre seja associado ao surgimento ou aumento da celulite, ele não é o grande vilão. A celulite, na verdade, é causada por um conjunto de fatores, incluindo o sobrepeso.

“Ela é provocada pela flacidez, circulação sanguínea prejudicada, genética, alterações hormonais – devido à reposição hormonal ou uso de anticoncepcionais – e aumento de peso. Sendo assim, os alimentos calóricos, incluindo refrigerantes e doces em geral, funcionam como agravantes para esta condição”, explica Bruna de Nardo Aniceto, dermatologista do Centro de Estudos e Pesquisas Doutor João Amorim (Cejam).

O gás do refrigerante, ao contrário do que muitos acreditam, também não causa celulite. Isso vale para a água com gás.

Trata-se de uma condição que atinge não apenas mulheres, mas também os homens, ainda que em menor grau. Ocorre que eles produzem testosterona, e esse hormônio faz com que a gordura se concentre no abdômen e não em outras partes, como região das coxas e pernas.

Para quem deseja diminuir as marcas da celulite, a nutricionista Raira Oliveira elenca algumas dicas:

• Prefira fontes magras de proteína, como peito de frango e peixe grelhado;

• Consuma, diariamente, frutas, legumes e verduras. Observação: dê preferência para comer a fruta, em vez de beber seu suco natural, pois nele existe uma concentração de açúcar da própria da fruta associada à diminuição de fibras decorrentes de seu preparo;

• Prefira alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino;

• Opte por temperos naturais, com o mínimo de sal; aliás, é bom evitar sal e alimentos industrializados, pois eles favorecem a retenção de líquidos, aumentando a gordura localizada;

• Tome pelo menos dois litros de água por dia;

• Beba com moderação refrigerantes, bebidas açucaradas e alcoólicas;

• Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

• Evite alimentos ou preparações gordurosas;

• Diminua a quantidade de açúcar, farinha branca refinada e alimentos processados das refeições.

Fonte: Veja São Paulo

 
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