Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Alimentos de janeiro: veja as melhores opções para o seu cardápio Alimentos de janeiro: veja as melhores opções para o seu cardápio

Sabe como começar o ano com o pé direito e cumprir as promessas feitas no Réveillon? Mudando a sua alimentação. Por isso, janeiro dá a partida para mais uma temporada com uma safra generosa de ingredientes propícios para o período de verão, época de intenso calor e que precisamos manter o corpo hidratado, com mais energia e disposição. Sendo assim, pegue um lápis ou uma caneta e anote em sua listinha de compras, as principais opções para esse mês.

Por causa do clima tropical, Janeiro é um mês fértil para a produção agrícola, por isso, as opções são fartas. Temos frutas poderosas em seus melhores momentos de plantio e colheita, além de verduras, legumes, grãos, sementes e cereais, que ganham muito destaque no início do ano. Vale destacar a importância de sempre optarmos por alimentos da safra em suas versões orgânicas, que são livres de agrotóxicos, e mantêm suas propriedades nutricionais intactas, além dos aspectos de sabor e e textura.

Quais são os alimentos indicados da safra de janeiro?

1 - Abóbora: Também conhecida como jerimum, a abóbora é um fruto rico em sabor e nutrientes para a nossa saúde. Podendo ser aproveitada integralmente em nossa alimentação e nas mais diversas preparações do dia a dia, o alimento é uma fonte poderosa de betacaroteno, vitamina C e vitamina E, substâncias que têm propriedades antioxidantes, além de vitaminas do complexo B, ótimos para fortalecer as funções do organismo e prevenir doenças.

2 - Agrião: Visto sempre como um acompanhamento para receitas, o agrião é uma planta fonte de nutrientes que completam muito bem o nosso quadro nutricional. É rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais, como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para proteger o corpo e equilibrar as funções do organismo.

3 - Alho nacional: Segundo análises feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), juntamente à Universidade de Brasília (UnB), a potência nutritiva dos alhos produzidos no Brasil, em comparação aos do resto do mundo, é muito grande. Isso se deve ao composto ativo, alicina, um antibiótico natural e que é encontrados em maior proporção nas espécies brasileiras. Essa substância pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

4 - Cebola: Sem tem alho, não pode faltar cebola. A eterna companheira dos temperos vive ótima safra em janeiro. Rica em agentes antioxidantes, a cebola pode ser considerada um remédio natural para o combate de diversas doenças e enfermidades, pois fortalece o organismo e deixa os sistemas de defesa do corpo sempre precavidos.

5 - Batata-doce: A queridinha das dietas esportivas também está em alta durante o primeiro mês do ano. Rica fonte de proteínas, a batata-doce está sempre relacionada ao ganho de massa muscular e desenvolvimento do corpo. Ela ainda tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no organismo, sendo recomendada ao consumo de diabéticos.

6 - Abacaxi: Uma das frutas mais tradicionais de todas, o abacaxi é um fruta cítrica, ou seja, contém grande concentração de vitamina C, que gera muita energia e força ao organismo, dando mais ânimo e disposição ao corpo. Outro grande destaque nutricional do abacaxi é a concentração de bromelina, uma substância ativa que facilita a digestão e pode ajudar a reduzir inflamações associadas à artrite.

7 - Banana: Em janeiro tem banana para dar e vender. Uma das frutas tropicais mais queridas e consumidas no mundo, ela é uma fonte natural de potássio, um mineral que beneficia a saúde dos músculos, ossos, do sistema nervoso e circulatório, além de equilibrar as reações metabólicas no organismo, favorecendo a perda de peso. Dentre as propriedades da banana, também se destaca a quantidade energética, devido à frutose.

8 - Manga: As mangueiras estão generosas nessas época do ano. Dentre os diversos tipos de mangas (espada, rosa, palmer, etc), todas estão à disposição de serem consumidas ao máximo. Em relação aos benefícios nutricionais, essa fruta possui poderes incríveis, principalmente em relação à quantidade de fibras e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, que ajudam a regular o organismo e prevenir problemas como a anemia (falta de ferro no sangue) e a osteoporose (falta de cálcio nos ossos).

9 - Milho verde: Um dos alimentos mais consumidos de todos, o milho é um fonte natural de nutrientes para a nossa saúde. Usado das mais diversas formas, que vão de cereais matinais, mingaus, bolos e tortas à tradicional pipoca, o milho é fonte de bons e importantes nutrientes, como fibras e carboidratos. O milho também tem a vantagem de poder ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten.

10 - Mostarda: Usada para dar um sabor picante às receitas, a mostarda é um tempero rico em ômega 3, ácido graxo que ajuda a reduzir o colesterol ruim, além de auxiliar no controle da pressão arterial. A mostarda ainda pode ser usada para aliviar dores nas costas e nos músculos e, por ser fonte de selênio, também é uma aliada para melhorar a congestão nasal, asma e problemas respiratórios.

Listinha de compras: outros alimentos em destaque no mês de janeiro
Abobrinha, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chicória, couve, espinafre, mandioca, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsa, tomate, vagem, figo, goiaba, laranja-pera, limão, maçã, maracujá azedo, melancia, melão amarelo, ovos, pera, pêssego, uva Itália, uva Niágara.

Fonte: Conquiste sua Vida

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet