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Notícia - As comidas e bebidas com mais calorias escondidas As comidas e bebidas com mais calorias escondidas

Os britânicos estão ingerindo muito mais calorias do que se dão conta, o que pode estar contribuindo para a epidemia nacional de obesidade, sugerem novas estatísticas. Os dados do Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido indicam que os britânicos estão comendo e bebendo 50% mais calorias do que pensam – o que se traduz em cerca de 1 000 calorias escondidas para os homens e 800 para as mulheres, todos os dias.

Segundo Duane Mellor, nutricionista e professor da Coventry University, os rótulos dos alimentos às vezes não são claros, o que leva as pessoas a subestimar a ingestão de calorias.

"Muitos rótulos de alimentos indicam as calorias, mas eles apontam a quantidade por 100 gramas ou por porções, o que nem sempre representa o que é de fato consumido. Por exemplo, uma porção de 40g de cereais", disse ele ao HuffPost UK. Mellor acrescentou que é difícil estimar de forma precisa o consumo de calorias quando as refeições são feitas fora de casa, porque nem todos os restaurantes divulgam informações nutricionais em seus cardápios.

Com base nesses resultados, pedimos que especialistas indicassem quais comidas e bebidas contêm mais "calorias escondidas" e, portanto, podem aumentar nosso consumo diário.

Café

Se você está acostumado a comprar café na rua, Mellor disse que isso provavelmente vai aumentar seu consumo diário de calorias, apesar de muitas vezes esquecermos de associar líquidos a calorias.

"Um latte grande com xarope tem quase 250 calorias, ou cerca de 10% do recomendado para a mulher em um dia. O grande volume de leite e açúcar do xarope são responsáveis pelo alto teor calórico", explicou ele.

Michelle McGuinnes, nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association, concorda, afirmando que cafés flavorizados estão entre os grandes vilões das calorias escondidas. Mas ela afirma que não é necessário cortá-los inteiramente da sua dieta.

"Cafés comprados em lojas em geral são feitos com leite integral. Optar pelo leite desnatado vai reduzir a quantidade de calorias", disse ela ao HuffPost UK. "Outra alternativa é pedir tamanhos menores, se possível, e xaropes sem açúcar, além de reduzir a frequência dessas bebidas na dieta."

Sucos e vitaminas

Mellor afirma que suco de frutas é outro tipo de bebida que pode conter muitas calorias escondidas, especialmente de açúcar, então devem ser consumidos com moderação. "Sucos naturais e produzidos 100% a partir de frutas sucos são considerados "sem açúcar". O ideal é limitá-los a 5% da energia ingerida, e consumir somente 150 ml por dia. Um copo de suco de laranja tem a mesma quantidade de energia de um copo de cerveja", explica ele.

Igualmente, vitaminas podem ter alto valor de açúcar e calorias das frutas, mas às vezes são ainda menos saudáveis que o suco de frutas quando há adição de xarope ou mel. "O ideal é evitar que grande parte das calorias sejam ingeridas por meio de fluidos", recomenda McGuinnes. "Prefira água ou alguma bebida sem açúcar, e tente fazer vitaminas em casa, para ter controle dos ingredientes."

Lanchinhos

No mês que vem, a Public Health England vai anunciar novas diretrizes para ajudar as pessoas a controlar o consumo de calorias. A ideia é seguir a regra do "400-600-600: 400 calorias no café da manhã e 600 calorias tanto no almoço como no jantar. O restante (para completar 2 000 calorias para mulheres e 2 500 para homens) pode ser completada com lanchinhos e beliscos.

McGuinnes diz que salgadinhos contêm "muitas calorias em uma porção pequena". "Alguns salgadinhos recheados de carne ou frango podem conter mais de 300 calorias, muitas das quais são de gordura. Não é um alimento balanceado", afirma ela.

Recheios e molhos

McGuinnes diz que um molho de salada cremoso acrescenta muitas calorias à refeição sem que você perceba – e em um prato que parece saudável. "Procure usar temperos com poucas calorias, como vinagrete", afirmou ela.

McGuinnes também recomenda resistir à tentação de colocar mais queijo no hambúrguer ou na massa quando for comer fora. "O queijo é uma boa fonte de laticínios e, quando consumido com moderação, é uma escolha saudável. Mas muitas vezes ele é servido em excesso", disse a nutricionista. "Uma maneira simples de reduzir o consumo de calorias é controlar a quantidade de queijo ingerida. Evite acrescentar queijo em todas as oportunidades."

Óleo de cozinha

Se você tenta calcular o consumo de calorias observando as informações das embalagens, não se esqueça de acrescentar o que é adicionado durante o processo de preparação.

Legumes refogados são uma ótima maneira de incluir vegetais na alimentação, mas o óleo usado na cozinha pode acrescentar mais calorias do que você se dá conta, especialmente se estiver comendo cogumelos. "A maioria dos vegetais absorve muito óleo durante o cozimento. Cogumelos crus contêm cerca de 7 calorias por 100g, mas o número pode saltar para 110 calorias por 100g se eles forem refogados. Para reduzir o consumo de calorias extras da preparação dos alimentos, evite usar óleo e manteiga em excesso na cozinha."

Fonte: HuffPost Brasil

 
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