Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - 6 alimentos para evitar a cãibra muscular 6 alimentos para evitar a cãibra muscular

Ninguém está livre de sentir aquela pontada de cãibra na batata da perna no meio da noite ou durante a atividade física. A boa notícia é que o incômodo – mais comum nos membros inferiores, mas também pode dar as caras em outras áreas do corpo, como nas mãos ou no pescoço – pode ser facilmente prevenido: basta incrementar o consumo de minerais, em especial do magnésio, do cálcio e do potássio. “Juntos, eles atuam diretamente na contração muscular”, explica Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Clínica Fernandes, em São Paulo.

O mecanismo funciona assim: enquanto o magnésio relaxa e flexibiliza a musculatura, o cálcio estimula as contrações. É tudo uma questão de equilíbrio – e o potássio entra em cena como uma espécie de supervisor de todo esse processo, garantindo que cargas elétricas disparadas no cérebro não sequem as reservas minerais das fibras musculares. Então, para fugir dessa dor paralisante, que pode durar de alguns segundos a diversos minutos, adicione ao seu prato os seguintes itens:

Oleaginosas

Aposte em um punhado de castanhas, nozes e amêndoas para garantir o aporte de magnésio que seu corpo precisa para manter as fibras musculares funcionando de maneira saudável.

Derivados do leite

Vire aquele copo de leite pela manhã ou saboreie um pedaço do queijo entre as refeições para passar longe da deficiência de cálcio e zelar por músculos mais resistentes.

Banana

Mas vá de amarelinha! Além de ser famosa por sua concentração de potássio, a fruta também apresenta triptofano, substância precursora da serotonina, que, uma vez liberada no organismo, relaxa o corpo como um todo, inclusive os músculos geralmente atingidos pelas cãibras.

Batata-doce

Varie o prato com o tubérculo. Uma batata média – cozida, assada ou amassada – supre 12% da necessidade diária de potássio.

Melão

Saboreie duas fatias ao dia – essa quantidade já é suficiente para prevenir as dores súbitas graças a quantidade de potássio presente na fruta.

Água

Beba água – muita água! “A desidratação favorece a contração muscular involuntária, especialmente durante exercícios físicos”, conta Alan. Por isso, garanta a ingestão de pelo menos 2 litros todos os dias.

Fonte: Boa Forma

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet