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Notícia - Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los? Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?

Além de ter consequências importantes a nível interno, o déficit de sais minerais também pode ser visto a partir de fora, pois torna a pele mais seca e as unhas mais frágeis.

O corpo é um sistema maravilhoso, que funciona em perfeita harmonia. No entanto, quando o negligenciamos, ele reage de uma determinada maneira, para que possamos saber o que lhe faz bem e o que não. Entre os elementos benéficos estão os sais minerais, que ajudam no seu perfeito funcionamento.

O que são sais minerais?

São chamados de sais minerais as moléculas do tipo inorgânico que, nos organismos vivos, aparecem precipitadas, ionizadas ou associadas a alguma molécula.

- As que aparecem precipitadas formam estruturas duras que fornecem proteção a quem as possui. Também cumprem funções reguladoras.

- No caso dos sais minerais ionizados, quando se dissolvem em água, manifestam cargas positivas ou negativas. Isso ajuda, por exemplo, no amortecimento de mudanças do pH.

- Por último, os sais que se associam com alguma molécula o fazem para realizar alguma função que, separadamente, não conseguiriam fazer.

Qual é a importância dos sais minerais?

A função de sais minerais centra-se no crescimento e na saúde do corpo humano em geral. Sua finalidade principal é a de possibilitar alguns processos químicos e formar algumas estruturas de que o organismo necessita.

Os sais minerais são os responsáveis pela formação do tecido humano, a criação de hormônios, e servem como reguladores de algumas funções orgânicas.

Dentre eles, os mais conhecidos são:

- Sódio;
- Cálcio;
- Ferro;
- Magnésio;
- Potássio;
- Fósforo.

Os sais minerais, como as vitaminas, não têm calorias. No entanto, isso não significa que seu consumo possa ser ilimitado. Pelo contrário, a sua proporção tem que ser regulada.

Funções dos sais minerais mais importantes

Sódio

O sódio ajuda a manter equilibrados os líquidos no corpo, dentro e fora das células. Ajuda na geração e transmissão de impulsos nervosos e na correta resposta aos estímulos musculares.

A sua carência pode levar à fadiga.

Cálcio

Este sal mineral exerce diversas funções no organismo humano. Faz parte dos ossos e dentes e os mantém saudáveis. Além disso, sua presença é de grande importância para a coagulação do sangue.

Não ingerir uma quantidade suficiente de cálcio pode tornar os cabelos e unhas mais frágeis, bem como levar à perda de memória e até mesmo ao risco de osteoporose.

Ferro

O ferro torna possível a formação da hemoglobina. Esta é uma proteína contida nos glóbulos vermelhos que permite o transporte do oxigênio até os tecidos.

Magnésio

O magnésio participa das transmissões dos nervos e do relaxamento muscular, mantendo o equilíbrio ácido-base.

Algumas das consequências do déficit deste sal mineral no corpo incluem:

- Arritmia;
- Fadiga crônica;
- Cãibras musculares;
- Ansiedade.

Potássio

O potássio é um sal mineral fundamental para o corpo devido às funções que realiza. Por exemplo, regula a água que há dentro e fora das células, em conjunto com o sódio, sendo essencial para o correto funcionamento do organismo humano.

Entre as consequências do déficit de potássio, destacam-se:

- Pele seca;
- Sensação de sede contínua;
- Fraqueza geral.

Fósforo

O fósforo é um dos principais responsáveis pela formação de ossos e dentes. Assim, cumpre um papel de vital importância, pois determina a forma como o corpo usa os carboidratos e as gorduras.

A falta de fósforo pode implicar em:

- Insônia;
- Fadiga;
- Nervosismo.

Quais são os alimentos ricos em sais minerais?

- O cálcio encontra-se, essencialmente, em laticínios, como iogurtes, queijos e leite.

- O potássio está presente nas frutas. Já que o potássio é útil para a atividade muscular, a banana é de grande ajuda para evitar as cãibras. Também é encontrado em leguminosas, carnes, peixe e até no chocolate.

- O ferro pode ser absorvido das vísceras, frutos do mar, cacau, feijão, gema de ovo ou cereais em geral.

- O magnésio também pode ser encontrado em alguns dos produtos já mencionados: está presente no gérmen de trigo, oleaginosas, leguminosas, chocolate e pão integral.

- O fósforo pode ser obtido de qualquer lípidio, como os presentes na carne ou no peixe.

- Os sais minerais são necessários para o correto funcionamento do organismo humano. Devem ser ingeridos diariamente, assim como as vitaminas.

Sua contribuição varia em função da pessoa que os consome. Analise a sua dieta diária e, se os ingredientes aqui recomendados não estão presentes nela, inclua-os e aproveite os seus benefícios.

Fonte: Melhor com Saúde

 
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