Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - 5 estratégias para minimizar a dor muscular pós-treino 5 estratégias para minimizar a dor muscular pós-treino

Quem nunca sentiu aquela famosa dor muscular pós-treino? Todo nadador conhece essa sensação e sabe como ela é desagradável. Por isso, diversas estratégias são utilizadas pelos atletas para amenizar o problema e acelerar a recuperação das condições físicas.

Pensando nisso, o Ativo conversou com o fisioterapeuta Thiago Medeiros, do Instituto Curarte, e separou algumas estratégias que podem minimizar a dor muscular pós-treino.

Como minimizar a dor muscular pós-treino

Alongamentos

Não existem evidências científicas que provam que os alongamentos podem aliviar a dor muscular pós-treino. “Porém na prática, os alongamentos estáticos podem ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares, removendo produtos do metabolismo que causam as dores musculares”, explica e recomenda Medeiros.

Gelo

Existem várias técnicas de aplicação. O banho de imersão no gelo, por exemplo, é uma prática bastante comum em esportes como futebol, futebol americano e MMA.

“A baixa temperatura de uma banheira com água e gelo faz com que o processo de microlesões pelo esforço físico do treino seja interrompido e o atleta consiga ter uma recuperação muscular mais rápida”, justifica.

“Para dores localizadas, usar bolsas de gelo após o treino pode ser uma boa solução, mas o atleta deve ter em mente que esta estratégia pode ser uma forma de mascarar uma lesão mais grave”, alerta o fisioterapeuta.

Técnicas corporais

Uma grande variedade de técnicas corporais pode ser usada em casos como esse. Algumas delas, podem ser feitas pelo próprio atleta, como a liberação miofascial com bolas ou o foam roller. “O atleta desliza o corpo sobre um rolo de material plástico rígido, que promove uma melhor circulação sanguínea e melhora a amplitude de movimentos”, diz o profissional.

Entre as indicações que dependem da ajuda profissional, o treinador destaca as técnicas de massagem, que além de úteis são agradáveis. “Elas ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo entre as fibras musculares e promovem a drenagem linfática, fazendo que com os músculos relaxem”, completa.

Eletroterapia

Há uma grande quantidade de aparelhos que podem ajudar o atleta com a dor muscular pós-treino. Os que emitem correntes elétricas, por exemplo, ajudam a modular a ação dos nervos melhorando a dor e a tensão muscular. Geralmente fazem parte do arsenal de fisioterapeutas.

“No Brasil, é um pouco mais difícil ter acesso aos aparelhos geradores de correntes terapêuticas, mas no exterior eles são bem mais acessíveis e de fácil manuseio”, sugere Medeiros.

Compressão

As roupas de compressão, como o próprio nome já diz, promovem uma compressão dos músculos. “Essa técnica estimula um maior retorno venoso e drenagem dos líquidos contidos entre as fibras musculares, responsáveis pela dor e a sensação de peso nos braços”, recomenda Medeiros.

“Grande parte dos atletas utilizam esse método durante as competições, entre uma prova e outra”, diz.

Fonte: Ativo

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet