Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Hábitos simples para evitar o AVC Hábitos simples para evitar o AVC

Caracterizado quando algum vaso sanguíneo do cérebro entope ou se rompe, os sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) incluem perda de força e de sensibilidade em um dos lados do corpo, boca torta e dificuldade em falar ou pensar normalmente.

Um problema grave e bastante comum: no Brasil, o AVC tira cerca de 100 mil vidas todos os anos. A cada seis segundos, independentemente da idade ou do sexo, alguém, em algum lugar, morre devido a essa complicação. Preocupante, não é? Mas, a boa notícia é que há prevenção. Conheça, a seguir, hábitos simples para evitar o AVC!

Os tipos de derrames

De acordo com a neurologista Letícia Rebello, do Hospital Brasília, existem dois tipos de acidente vascular cerebral. “O mais comum é o isquêmico, que ocorre em cerca de 85% dos casos. Ele surge quando um vaso sanguíneo é obstruído por um coágulo, por exemplo. Com o fluxo de sangue interrompido, a região do cérebro que era dependente desse vaso começa a morrer. O segundo tipo é o AVC hemorrágico, que ocorre quando um vaso se rompe e o sangue extravasa pelo cérebro”, explica a especialista. Essa última condição ocorre em cerca de 15% dos casos e tem a tendência de ser mais preocupante, porque seus sintomas progridem mais rapidamente e podem levar à morte ou sequelas graves.

Dá para prevenir!

Por mais grave que seja, 90% dos casos estão ligados a fatores de risco controláveis. De acordo com Letícia, é possível diminuir drasticamente as chances de sofrer um AVC ao adotar um estilo de vida saudável, controlando a pressão arterial, o diabetes e o peso, fazendo exercícios físicos, reduzindo o colesterol e o consumo de álcool, e evitando o tabagismo.

A hora H

Quando um indivíduo começa a ter o AVC, os familiares são essenciais na percepção dos primeiros sintomas, para retratá-los de forma correta no momento do atendimento médico. Além disso, é fundamental que eles tenham anotem o horário de início dos sintomas. “É extremamente importante buscar ajuda médica nas primeiras horas do aparecimento dos sintomas. Quanto maior a demora, maiores os danos causados pelo AVC”, explica a neurologista.

Siga a campanha

Para ajudar a entender melhor o AVC e a diminuir os números assustadores, o Hospital Brasília lançou a campanha “Não seja uma estatística”, que contém vídeos explicativos e material informativo sobre os primeiros sinais de alerta. Um dos conteúdo é sobre como conseguir diagnosticar um acidente vascular cerebral:

- F de face: peça à pessoa para sorrir. O rosto está paralisado de um lado?

- F de força no braço: peça à pessoa para elevar os braços. Algum deles está dormente?

- F de fala: peça à pessoa para repetir uma frase simples. A voz está enrolada? A pessoa consegue repetir as palavras, ou é difícil de entender?

- T de tempo: hora de chamar o SAMU: se a pessoa tiver um destes sintomas o tempo é fundamental. Ligue 192 para a pessoa ser transportada para o hospital o mais rapidamente possível.

Fonte: Alto Astral

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet