Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Chá mate faz mal? Chá mate faz mal?

O chá mate é uma bebida feita a partir da planta Ilex paraguariensis, que é o nome científico da erva-mate. Ela é originária da região subtropical da América do Sul, é bastante cultivada na região Sul do Brasil e também é conhecida pelo nome popular de congonha.

Fonte de minerais como manganês, magnésio e cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E, a planta possui propriedades antioxidantes, diuréticas, estimulantes, afrodisíacas e levemente laxantes.

E o chá preparado com a erva-mate está associado a diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar a diminuição dos níveis de colesterol, a proteção ao coração, o combate aos radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce e a melhoria da digestão.

Acredita-se ainda que a bebida age como estimulante para o cérebro, auxilia a aceleração do metabolismo, contribui com a queima de gordura em excesso e protege o fígado.

Mas será que mesmo trazendo esse tanto de benefícios para a saúde, ainda é possível encontrar casos em que o chá mate faz mal? Vamos entender agora se o chá mate traz efeitos colaterais e se é preciso tomar cuidado em alguma situação.

O chá mate faz mal?

Antes de entrarmos nos casos em que o chá mate faz mal, vamos deixar um alerta. Para adquirir os benefícios que foram mencionados acima, recomenda-se adotar o chá que é preparado partir das folhas da erva-mate.

Também orienta-se não utilizar os chás prontos, tendo em vista que eles podem trazer a adição de conservantes, açúcar e corantes e não conter os mesmos benefícios que a versão natural da bebida apresenta.

Sem mais delongas, vamos conhecer em que situações o chá mate faz mal. A bebida deve ser evitada por indivíduos que sofrem com hipertensão.

A erva-mate é composta por cafeína, um ingrediente que pode elevar ainda mais a pressão arterial, prejudicando quem sofre com a condição. Em pequena quantidade provavelmente não causará problemas, mas beber vários copos de mate por dia, especialmente se não está habituado a isso, pode trazer algum problema em casos de hipertensão.

Problemas cardiovasculares

Quem tem problemas cardiovasculares também deve ficar longe da planta, pois ela pode causar batimentos cardíacos irregulares. É claro que depende da gravidade do problema, mas vale a pena consultar o médico de confiança para opinar sobre um caso específico.

Mulheres gestantes, lactantes e crianças

Mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação dos bebês também não devem tomar a bebida. A justificativa é que a erva-mate pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, o que pode ser transferido para o bebê.

É pelo mesmo motivo – o aumento do risco de câncer – que o consumo da planta não é considerado seguro para crianças.

Outro ponto em que o chá mate faz mal para as mamães e seus bebês é a presença da cafeína. Bebês nascidos de mães que ingerem uma quantidade elevada do composto podem apresentar sintomas de abstinência da cafeína após o nascimento. Como se não bastasse, altas doses de cafeína já foram associadas ao aborto, nascimento prematuro e baixo peso de nascimento.

Alcoolismo e tabagismo

A associação do alcoolismo e do tabagismo com o consumo em longo prazo de erva-mate também pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer.

Problemas de ansiedade

Por conter cafeína em sua composição, acredita-se que o chá mate faz mal também para pessoas que sofrem com distúrbios relacionados à ansiedade, tornando o problema mais grave.

Distúrbios hemorrágicos

É possível que a erva-mate agrave o quadro de distúrbios hemorrágicos, tendo em vista que a cafeína pode tornar o processo de coagulação do sangue mais lento.

Diabetes

Recomenda-se que pessoas diagnosticadas com diabetes consultem o seu médico antes de fazerem uso da erva-mate. Isso porque pesquisas já sugeriram que a planta pode dificultar o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Estudos também já indicaram que a cafeína pode aumentar a manifestação dos sintomas de baixas taxas de açúcar no sangue em pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 1.

Insônia e queimação gástrica

O chá mate faz mal também a pessoas que sofrem com insônia. Isso porque a cafeína está presente em sua composição e consumir a bebida, especialmente no período da noite, pode tornar a tarefa de dormir ainda mais difícil.

Da mesma forma, quem tem sensibilidade à cafeína e desenvolve alguma queimação gástrica como a azia, ao entrar em contato com o ingrediente, deve manter-se longe da chá mate.

Diarreia e síndrome do intestino irritável

A cafeína encontrada na erva-mate também pode piorar a diarreia a os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Glaucoma

Acredita-se ainda que o teor de cafeína presente na erva-mate faz com que a planta aumente a pressão ocular, em um efeito que começa 30 minutos após a sua ingestão e tem uma duração de 90 minutos. Por isso, quem tem glaucoma deve consultar o médico antes de tomar o chá mate.

Osteoporose

Ainda que pesquisas tenham indicado que mulheres no período pós-menopausa que tomam em torno de um litro por dia de chá mate têm maior densidade óssea, a cafeína da erva-mate pode causar a eliminação do mineral cálcio por meia da urina, o que pode resultar no enfraquecimento dos ósseos.

Por isso, indica-se que o consumo de cafeína seja limitado a 300 mg por dia, o que corresponde a duas a três xícaras de erva-mate. No entanto, quem já tem maior risco de sofrer com o enfraquecimento dos ossos, deve limitar ainda mais essa dose.
O chá mate faz mal em excesso

Mesmo quem não sofre com condições que fazem com que o organismo sofra prejuízos ao consumir a bebida, deve tomar cuidado ao tomá-la e não exagerar.

Isso porque ao beber muito chá mate, mesmo quem não tem dificuldades para dormir pode sofrer com a insônia graças ao teor de cafeína da bebida. Além disso, o excesso na ingestão do chá pode causar outros efeitos colaterais como taquicardia e gastrite.

Interação medicamentosa

Você faz uso de algum tipo de medicamento? Então, converse com o seu médico para saber se não existe o risco de interação entre ele e o chá mate. Isso porque a erva-mate utilizada na bebida pode reagir com medicamentos estimulantes, antidiabéticos, contraceptivos, anticoagulantes, antibióticos e com estrogênios.

Fonte: Mundo Boa Forma

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet