Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Chá de hibisco: bebida ajuda a emagrecer Chá de hibisco: bebida ajuda a emagrecer

O hibisco, uma planta oriental, vem se tornando cada vez mais conhecido no Brasil por conta de suas propriedades nutricionais e funcionais. Entre os modos de consumo, o chá de hibisco é a maneira mais prática de aproveitar esses benefícios.

O chá de hibisco é feito a partir do cálice da planta, mas ela pode ser aproveitada por inteiro. As folhas do hibisco podem ser adicionadas em saladas, e o caule está muito presente na culinária do nordeste brasileiro.

“É uma planta composta principalmente por vitaminas, antioxidantes e fitos químicos, sem a presença significativa de carboidratos e gordura em sua composição”, explica a nutricionista Mônica Stockler.

Benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco é rico em cálcio e também contém boa quantidade de polissacarídeos, que podem ajudam a reduzir os níveis de glicose e frutose no sangue e auxiliar na prevenção da diabetes.

Outros benefícios do chá de hibisco são a melhora no funcionamento do intestino, redução da pressão arterial, diminuição dos níveis de lipídios totais, colesterol e triglicerídeos.

Entre as substâncias presentes no chá de hibisco estão:

- Magnésio;
- Niacina (Vitamina B3);
- Riboflavina (Vitamina B2);
- Vitamina C;
- Ferro;
- Betacarotenos;
- Ácidos (como o tartárico, succínico, málico, oxálico e cítrico);
- Fibras alimentares;
- Pectinas (mais de 3%).

A bebida também possui antioxidantes, como a flavanona, que ajudam o organismo a lutar contra os radicais livres, que causam danos às células do corpo e podem levar a doenças crônicas, como cardiovasculares e até mesmo o câncer.

Além disso, segundo Mônica Stockler, a bebida “pode prevenir doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento gastrointestinal, de cálculos renais e atua como antibacteriana, para o tratamento de danos no fígado e efeitos da embriaguez”.

Auxílio no emagrecimento

Para quem quer emagrecer, o chá de hibisco pode ajudar diminuindo a retenção de líquidos. A vitamina C age reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.

“Ele exerce um efeito termogênico e evita a deposição de gordura na região abdominal e, consequentemente, também pode reduzir a gordura visceral e esteatose hepática (gordura no fígado)”, completa a nutricionista.

Chá de hibisco associado ao exercício físico

Os efeitos do chá podem ser potencializados com a prática de exercícios. O ideal é consumi-lo antes do treino. Ele, no entanto, não deve substituir o consumo de água ao longo da atividade e ao fim dela.

Apesar dos benefícios do chá de hibisco, o consumo excessivo, especialmente por quem pratica esportes, pode acarretar em problemas. Por isso, é importante consultar-se com um nutricionista, que pode elaborar um plano alimentar equilibrado e recomendar a quantidade de consumo.

“Ele pode ocasionar em queda da pressão, náuseas, desidratação e perda excessiva de minerais. Por isso, para atletas ou desportistas de treinos longos, como maratonistas, o ideal é que busquem a orientação de um nutricionista”, ressalta Mônica.

Contraindicações

Pessoas com problemas renais, mulheres com planos de engravidar, gestantes ou que estão no período de amamentação e pessoas com pressão alta que fazem tratamento por meio de medicamentos devem evitar a ingestão do chá.

Isso se deve por causa das propriedades metabólicas da bebida.

Receita do chá de hibisco

Ingredientes

- 1 (um) litro de água;
- 2 (duas) colheres de sopa cheias de hibisco seco (ou 2 sachês).

Modo de preparo

Leve a água ao fogo e assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar entre 5 e 10 minutos.

Para aproveitar os benefícios, deve-se consumir o chá de hibisco sem adição de açúcar, ou com um açúcar orgânico.

Fonte: Ativo

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet