Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Cuidados com a saúde bucal infantil começa ainda na gestação Cuidados com a saúde bucal infantil começa ainda na gestação

Quando se fala de saúde bucal infantil, logo vem aquela ideia de escovar os dentes três vezes por dia e visitar periodicamente um dentista, correto? Em partes. Essas medidas são realmente muito importantes, mas os cuidados devem se iniciar mesmo antes do seu filho nascer, ainda na gestação.

Segundo o odontopediatra e professor universitário Luis Fernando Medeiros, o desenvolvimento do paladar está ligado à dieta da mãe. “O consumo exagerado de açúcar durante a gravidez, por exemplo, desperta o gosto por alimentos açucarados na criança”, completa.

Além disso, a alimentação balanceada da mulher durante a gestação é importante para o bom crescimento dos dentes do bebê. Ou seja, nada de excluir grupos alimentares ou seguir apenas os seus desejos.

Saúde bucal infantil conforme a idade

Mas os cuidados com a saúde bucal infantil não devem parar por aí, é preciso prosseguir conforme o crescimento do seu filho. No primeiro ano de vida, a amamentação é primordial não só pelo aspecto nutricional e afetivo, mas também por ser um ato que estimula o desenvolvimento correto da face, prevenindo problemas de mordida.

Nesse período também é recomendado o início das visitas ao dentista. Mesmo antes da chegada dos primeiros dentes, os pais devem ser orientados sobre todos os aspectos que envolvem a manutenção da saúde da boca dos pequenos.

Métodos de higiene, controle de açúcar, cuidados com a mamadeira, uso correto de produtos fluoretados e também sobre hábitos nocivos ao bom desenvolvimento da arcada dentária (como chupar o dedo ou a chupeta) são alguns dos conselhos que precisam ser passados para os responsáveis.

Nascimento dos primeiros dentes

Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é hora de retirar gradativamente a mamadeira e introduzir alimentos sólidos na dieta, que incentivam os movimentos mastigatórios. Os pais devem se habituar a fazer a higiene diária, inicialmente nos dentes anteriores com uma fralda ou gaze umedecida em água limpa.

Já quando começam a surgir os dentes posteriores, é recomendável o uso de escovas dentais massageadoras. “Elas massageiam e escovam a gengiva e os dentinhos, proporcionando uma perfeita higiene bucal e alívio ao bebê, pois diminuem a irritação e a coceira comuns nessa fase”, afirma Gerson Grohskopf, coordenador da área de Higiene Bucal da Condor.

Em crianças de até os cinco anos, o flúor é determinante para impedir lesões de cárie. O elemento está presente em cidades que possuem água de abastecimento fluoretado ou nos cremes dentais usados para higiene bucal da criança.

Mas como em qualquer outro produto, há doses ideais para o máximo benefício e o mínimo risco de efeitos nocivos a saúde, cabendo ao dentista indicar o quanto deve ser usado. Ainda nesta fase, a escovação deve ser supervisionada por um adulto, que deverá colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova no sentido transversal às cerdas.

Segundo o executivo da Condor, a escolha do modelo da escova também é algo que merece atenção. Ela deve ter a cabeça pequena com cantos arredondados e laterais emborrachadas, para proteger as gengivas das crianças.

Suas cerdas precisam ser macias, de pontas também arredondadas e tufos frontais mais altos, para auxiliar na higiene dos dentes de difícil acesso. Por último, o cabo correto é emborrachado com empunhadura no tamanho ideal e seguro para os baixinhos, finaliza Grohskopf.

Fonte: Fortíssima

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet