Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Fibra da linhaça melhora a saúde metabólica e previne obesidade Fibra da linhaça melhora a saúde metabólica e previne obesidade

Já bastante conhecida na culinária, a linhaça, pode ter um efeito benéfico que vai além da sua riqueza nutricional. Uma nova pesquisa feita em ratos sugere que a fermentação das fibras de linhaça no intestino altera a microbiota, melhorando a saúde metabólica e até prevenindo a obesidade.

O estudo, publicado no periódico American Journal of Physiology - Endocrinology and Metabolism, mostra que os organismos que vivem no trato digestivo desempenham um papel na regulação do peso e na maneira como o corpo processa o açúcar (tolerância à glicose).

A fermentação, ocasionada pela quebra da fibra alimentar no intestino, é capaz de produzir mudanças favoráveis no sistema digestivo, como um aumento nos ácidos graxos, que pode reduzir a produção de tecido adiposo no corpo e melhorar a função imunológica, além de um melhor funcionamento do intestino.

Para entender especificamente os efeitos da fibra da linhaça no organismo, a equipe estudou ratos atribuídos a quatro dietas diferentes: uma dieta padrão que continha 4,6 por cento de fibra à base de soja; rica em gordura que não continha fibra ("alto teor de gordura"); rica em gordura com 10% de fibra de celulose; e a última, rica em gordura com 10% de fibra de linhaça.

Os cientistas examinaram a quantidade de oxigênio que os ratos usaram, dióxido de carbono produzido, alimentos e água consumidos e energia gasta. Após 12 semanas, a equipe mediu tolerância à glicose e analisou o conteúdo fecal dos animais.

Os níveis de bactérias nos grupos que consumiram linhaça estavam mais saudáveis quando comparados os outros. Os animais nessa categoria também foram mais ativos fisicamente e tiveram menos ganho de peso do que os outros grupos com dieta rica em gordura, além de apresentar melhor controle da glicose e níveis de ácidos graxos benéficos.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, os dados sugerem que a suplementação de fibra de linhaça afeta o metabolismo do hospedeiro aumentando o gasto de energia e reduzindo a obesidade, bem como melhorando a tolerância à glicose.

Pesquisas futuras devem ser direcionadas para entender a contribuição relativa dos diferentes micróbios e delinear mecanismos subjacentes para como as fibras de linhaça afetam o metabolismo do consumidor.

Fonte: Viva Bem

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet