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w Notícia - Quer perder peso? Não se esqueça de jantar Quer perder peso? Não se esqueça de jantar

Se quisermos perder peso, devemos adequar nosso menu da noite para que seja leve e saudável e ajude nosso organismo a continuar queimando gordura em vez de armazená-la.

Muitos são os mitos que giram em torno das dietas e de como perder peso. Um deles, sem dúvida, é o que diz que devemos pular o jantar para emagrecer.

Jantar engorda ou ajuda a perder peso?

Algumas pessoas tomam a decisão de não jantar porque querem emagrecer. Sem dúvida, esse hábito gera o efeito contrário.

E a razão é muito simples:

Quando o organismo não recebe alimentos durante certa quantidade de tempo, “aciona” um estado de alerta (parecido a quando existe algum perigo), no qual não consome energia, já que a armazena para enfrentar a situação.

Portanto, em vez de queimar calorias, estaremos acumulando-as. Mas também não se trata de passar para o outro extremo e jantar uma refeição pesada. Em qualquer um dos casos, não será positivo para o corpo.

Talvez você conheça o ditado popular que diz: “Tome café como um rei, almoce como um nobre e jante como um plebeu”. Lembre-se dele no momento de organizar suas refeições!

- Pela manhã, precisamos comer mais para que o organismo conte com toda a energia e os nutrientes necessários para enfrentar a jornada.

- Ao meio-dia, entretanto, nos faz falta um pouco de “combustível” para continuar.

- No entanto, à noite o corpo precisa apenas do básico, já que em breve vamos nos deitar.

O equilíbrio: sempre!

Jantar de maneira moderada não é o mesmo que não comer nada. Por isso, recomendamos que você não elimine por completo a última refeição do dia.

Se você não jantar, talvez acorde durante a madrugada com tanto apetite e ansiedade que abrirá a geladeira para comer qualquer coisa que encontrar. Isso é conhecido como síndrome da fome noturna, ou, mais popularmente, como “assaltar a geladeira”.

Pelo contrário, se todas as noites (ou várias vezes por semana) jantarmos de maneira exagerada, com alimentos ricos em gorduras e carboidratos, é mais provável que engordemos ou que não percamos peso peso como desejamos.

Esses dois elementos se armazenam em nosso corpo e é difícil eliminá-los, sobretudo porque, à noite, dormimos e não fazemos exercícios.

Se você quer emagrecer, aconselhamos que não pule refeições e que, sobretudo, não deixe o jantar de lado.

Você pode optar por alimentos mais saudáveis, como um iogurte, uma salada, uma sopa ou porção de frutas.

O importante é limitar a ingestão de calorias, não ficar com fome e não se deitar com o estômago completamente vazio.

O jantar nos ajuda a emagrecer

Quando uma pessoa quer perder peso, mas não deseja fazer uma dieta muito restritiva, o segredo está, basicamente, em mudar o menu do jantar.

Atualmente, cometemos o erro de não tomar café da manhã, comer algo rápido ao meio-dia para poder continuar trabalhando e, à noite, aproveitar para degustar alimentos mais pesados, comer em restaurantes ou pedir comida pronta.

Mas como após o jantar só fazemos atividades que exigem um baixo consumo de calorias (assistir televisão, conversar, ler, dormir, etc.), essa refeição deve ser o mais leve possível.

Então, qual seria o jantar perfeito? Aquele que não nos deixe com a sensação de estarmos “cheios” e que não esteja repleto de carboidratos, gorduras e açúcar. O álcool também não deve estar incluído em um jantar ideal.

Portanto, deveríamos nos focar nas proteínas. Essas deveriam provir de alimentos pouco gordurosos. Por exemplo, peito de peru, merluza, salmão e vegetais folhosos verde-escuros.

Fonte: Melhor com Saúde

 
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