Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
Notícia - Chá preto: 9 benefícios que farão você se surpreender Chá preto: 9 benefícios que farão você se surpreender

Originária do Japão, a planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá preto, possui propriedades instigantes. Seu poder antioxidante chama a atenção por causar a melhora do humor, sem falar na prevenção de doenças.

O chá preto também é amplamente procurado por mulheres no processo do emagrecimento, além de possuir mais sabor e cafeína que outras variações de chás disponíveis no mercado.

Benefícios do chá preto

Então vamos para a parte importante e conhecer de fato alguns dos benefícios desse chá tão conhecido.

1. Emagrecedor

Muito procurado por sua associação com o emagrecimento, o chá preto auxilia na perda de peso por conter cafeína, que acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. Isso garante as propriedades termogênicas da bebida. Além disso, ele ainda possui polifenóis, conhecidos como catequinas, que reduzem o apetite e também atuam na redução de gorduras no organismo.

É importante lembrar que esse chá possui pouquíssimas calorias, cerca de duas por xícara. Ele atua também como um poderoso diurético, que diminui o inchaço por retenção de líquidos.

2. Mantém a saúde do coração

Conhecido por evitar doenças cardiovasculares, os polifenóis presentes no chá preto impedem a oxidação do colesterol ruim, LDL. Isso também é evitado já que a cafeína da bebida influencia na dilatação dos vasos, evitando ataques cardíacos, por exemplo. O manganês presente no chá também mantém o coração saudável por reduzir o risco de doença cardíaca coronária.

3. Protege o cérebro

A degeneração do cérebro acontece, muitas vezes, por inflamações e pela oxidação de células cerebrais. Dessa forma, os polifenóis do chá preto agem neutralizando esses problemas causados pelos radicais livres, se mostrando um potente antioxidante. Ainda, a cafeína, encontrada em grandes níveis no chá, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, estimulando a atenção e concentração.

4. Mantém a beleza da pele e cabelos

Como já dito, o chá preto é rico em antioxidantes, que também são responsáveis por manter a saúde da pele, evitando condições como a acne. Ele também reduz a oxidação que traz danos aos cabelos e a pele, deixando-os mais fortes e bonitos. Além de manter o organismo sempre hidratado, visto que o sódio e potássio do chá preto mantêm regular os níveis de água do corpo.

5. Bem-estar

Outra elemento importante é a L-teanina, um aminoácido que aumenta os níveis de ácido gama aminobutírico (GABA), dopamina e serotonina. Esses neurotransmissores enviam ao corpo a sensação de relaxamento e bem-estar. O chá também é conhecido por reduzir os níveis de cortisol do organismo, diminuindo o estresse.

6. Dificulta o desenvolvimento de câncer

Os radicais livres são os responsáveis por danos causados no DNA, influenciando no desenvolvimento de câncer. Os polifenóis do chá preto, possuindo propriedades antioxidantes, ajudam a eliminar os radicais livres, diminuindo a incidência de câncer.

7. Ajuda o sistema digestivo

Outros componentes importantes do chá preto são os taninos, que têm a função de diminuir a atividade intestinal, agindo como um terapêutico para doenças do sistema digestório. A cafeína também atua nessa parte já que, assim como os taninos, ela aumenta a produção de ácidos digestivos.

8. Traz energia

Como já mencionado, a cafeína é um importante componente desse chá e talvez sua principal função seja fornecer energia ao corpo. Ela não só atua na estimulação do metabolismo e na manutenção da saúde cerebral, mas também mantém o estado de alerta. A cafeína do chá (em menor quantidade que no café) funciona como um estimulante sutil, isso por conta de um composto que se encontra apenas no chá, a teofilina. Essa substância estimula o sistema respiratório, coração e rins, mantendo o organismo saudável e cheio de energia.

9. Aumenta a imunidade

Os taninos do chá preto, além de garantirem a saúde do sistema digestivo, ainda possuem a capacidade de combater vírus como a gripe, disenteria e hepatite, exercendo um efeito antibacteriano. Um desses taninos, nomeado catequina, ainda ajuda a diminuir a incidência de tumores. E, para melhorar, a bebida também contém antígenos, que aumentam a imunidade do corpo, diminuindo a frequência do aparecimento de doenças.

Diferenças entre os chás

Assim como o chá preto, os chás branco e verde também são muito populares, mas você sabe a diferença entre eles? Afinal, os três são elaborados a partir da planta Camellia sinensis.

Chá branco

O que diferencia principalmente essas três variações de chás é a fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados. O branco, por exemplo, é produzido a partir das folhas novas, caule e brotos. Essas são consideradas as melhores partes da planta, que são colhidas antes das flores se abrirem. Nessa fase, a partes utilizadas possuem uma coloração clara, que garante o nome da bebida. O chá branco não passa pelo processo de fermentação, contando com mais antioxidantes e menos cafeína que os outros.

Chá verde

É elaborado com a planta um pouco mais velha, mas que ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande. Dessa forma, o efeito antioxidante é bem presente, ainda que em menor quantidade que o branco, mas possui maior quantidade de cafeína.

Chá preto

Já esse é feito com as folhas mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que contribui para a perda de peso. Ele se diferencia dos demais pois as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte.

Como consumir o chá preto

É necessário lembrar que apesar de todos os seus benefícios, o chá preto deve ser consumido com moderação, procurando não ultrapassar o limite de 3 xícaras da bebida diariamente. Então para saber como produzir esse chá especial, confira a receita abaixo.

- Para iniciar, coloque para ferver 1 litro de água;

- Após iniciar a fervura, acrescente 3 colheres de sopa das folhas do chá e desligue o fogo;

- Abafe a mistura por 5 minutos, para que a água absorva bem todo o sabor e qualidades da erva;

- Em seguida coe o conteúdo, adoce se necessário e o chá estará pronto para o consumo.

- É válido mencionar que por suas altas doses de cafeína, o consumo do chá é preferível durante a parte da manhã e tarde. Bebê-lo a noite pode dificultar o sono.

Fonte: Dicas de Mulher

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet