Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
w Notícia - RPG: o segredo para uma boa postura RPG: o segredo para uma boa postura

A boa postura é um componente fundamental para saúde, bem-estar e estética. Para aqueles que sofrem com as dores causadas pelo alinhamento errado da coluna ou apenas querem prevenir problemas mais graves, uma alternativa é recorrer a métodos como a a Reeducação Postural Global – ou apenas RPG.

O que é RPG?

A Reeducação Postural Global é um método criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, em 1980, e reconhecido por profissionais em todo o mundo. A técnica de terapia manual é baseada em uma análise cuidadosa da posição (morfologia) do paciente. Com alguns exercícios, ela ajuda a corrigir quaisquer tipos de problemas de postura.

A grande diferença desse tipo de tratamento é que ele vê o corpo como um todo e de forma abrangente – não apenas partes específicas e isoladas. Isso proporciona a correção simultânea das áreas articulares e postural, além de permitir resultados mais duradouros.

Uma sessão de RPG é composta por uma série de posições de alongamento. Elas agem de forma preventiva ou buscando a cura em diversas frentes. Podem ser benéficas para deformidades e dores na coluna vertebral, bem como para problemas com membros superiores e inferiores.

Esse método ainda é capaz de tratar doenças articulares, musculares ou em tendões, incontinência urinária, distúrbios respiratórios e doenças neurológicas. Além disso, costuma fazer parte de programas de recuperação pós-traumática.

Para isso, o fisioterapeuta trabalha na correção da postura em áreas problemáticas, abrangendo grupos musculares inteiros – e não apenas músculos específicos. Essas cadeiras musculares são lentamente esticadas e alongadas nas sessões, sendo o exercício capaz de aliviar a pressão sobre nervos espinhais comprimidos.

Como o RPG pode ajudar

O método de Reeducação Postural Global é comprovadamente eficaz para diversos problemas. Mas, para isso, deve ser feito por profissional de fisioterapia especializado, já que a escolha dos exercícios deve levar em conta várias particularidades do paciente.

Para quem sofre de doenças relacionadas à postura, o RPG já se mostrou muito eficaz. Pelo menos é o que aponta estudo publicado na revista Research in Kinesiology, que avaliou a eficácia desse método.

Foram selecionados 46 estudantes universitários voluntários com dificuldades posturais, divididos aleatoriamente em dois grupos – um que realizou alongamentos da técnica, outro que realizou programa convencional.

Dados coletados mostraram que o grupo de RPG teve correção significativa de deficiências posturais, alívio de dor e sintomas por longo prazo e aumento de força muscular, resistência e equilíbrio. Em contrapartida, o grupo de controle não mostrou qualquer mudança nesses parâmetros.

Outra pesquisa apresentada no encontra anual da American Academy of Neurology pesquisou os efeitos do método em 102 homens e mulheres argentinas, com idades de 25 a 91 anos. Todos os participantes tinham dores nas costas há sete meses, em média, antes da realização do levantamento.

Foi descoberto que 85% deles melhoraram significativamente após as três primeiras semanas de utilização do RPG. Até o final do período de estudo, 90% foram capazes de retomar suas rotinas normais.

Fonte: Fortíssima

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet